Acadêmicas do Grupo de Pesquisa “Jurisprudência de Direitos Fundamentais” são aprovadas em eventos científicos da USP, UEL e UFGD.

(Beatriz / Jade / Letícia / Bianca)

O projeto de férias “Elaboração de artigos científicos” foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Jurisprudência de Direitos Fundamentais”, com apoio da Coordenação do Curso de Direito do UniToledo. Ocorreu no mês de julho de 2020, tendo por propósito ensinar o passo-a-passo para a elaboração de um artigo científico. O principal objetivo foi difundir a importância da produção científica na graduação e transmitir os conhecimentos necessários das normas técnicas e estrutura de um artigo científico.

Liderado pelo Prof. Moacyr Miguel de Oliveira, o projeto contou com o apoio de cinco ex-alunos UniToledo (Beatriz Pereira, Gabriel Terenzi, Ronaldo Becha, Lara Alencar e Paulo Rigamonte) que atualmente estão cursando o mestrado na UENP, Unimar e Universidade de Lisboa. 56 alunos do curso de Direito se inscreveram e tiveram a orientação dos alunos do mestrado com a revisão final do Prof. Moacyr. Além de aulas expositivas, os alunos tiveram contato com artigos científicos publicados nas mais importantes revistas científicas do Brasil. Os orientadores auxiliaram os alunos a estruturar o artigo e corrigiram os trabalhos que estão sendo escritos em coautoria.

Os artigos científicos finalizados já estão sendo submetidos em revistas científicas e eventos de pesquisa e já começam a apresentar os primeiros resultados.

A acadêmica Beatriz Zanetti, do 10º semestre, teve o artigo científico “Impacto da pandemia de COVID-19 no cenário tributário brasileiro” aprovado no Seminário Jurídico Virtual a Pandemia e o Direito realizado pela USP de Ribeirão Preto. O artigo foi escrito em coautoria com a ex-aluna Beatriz Pereira Junqueira, integrante do grupo de pesquisa e que atualmente cursa o mestrado na UENP.

A acadêmica Jade Mireya Cambuí, do 6º semestre B do curso de Direito do UniToledo teve o artigo expandido “A ADMISSIBILIDADE DE PROVA ILÍCITA ‘PRO REO’: RAZOABILIDADE, PROPORCIONALIDADE E O DIREITO COMPARADO” aprovado no I Simpósio Brasil-Paraguai de Direito Internacional e desenvolvimento UNICAN e UEL (Universidade Estadual de Londrina). O artigo foi escrito em coautoria com o Prof. Moacyr Miguel de Oliveira.

Com a aprovação do trabalho, a acadêmica fez a apresentação oral destacando os principais resultados da pesquisa e debatendo o tema com alunos e professores de diversas universidades.

Jade afirma que “eventos acadêmicos são de grande valia porque desenvolvem a pesquisa com estudo aprofundado, e também estimula a nossa visão sobre determinados assuntos por buscarmos a solução dos problemas no tema proposto. Para mim, foi uma experiência incrível, pois, eu nunca tinha participado de um evento acadêmico, ainda mais internacional, e me trouxe uma vontade enorme de pesquisar, estudar, aprender, vale muito a pena”.

As acadêmicas Letícia Libralon Corassi e Bianca Caroliny Polacchini, do 2º semestre D do curso de Direito do UniToledo, também aprovaram um resumo expandido no V Encontro Científico do Curso de Direito da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados.

O trabalho intitulado “As repercussões do isolamento social durante a pandemia na violência doméstica contra a mulher“ foi orientado pelo ex-aluno Gabriel Terenzi, que atualmente cursa o mestrado na UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná, integra o grupo de pesquisa no UniToeldo e foi um dos orientadores do Projeto de Elaboração de Artigos.

Para Letícia “Foi uma experiência inovadora, por ser o primeiro artigo que escrevi. Tive que ler bastante e agreguei muito conhecimento com a elaboração do mesmo”.

Bianca ressalta que “A preparação para o evento exigiu muita leitura e foco. Como foi o primeiro artigo que escrevemos, primeiramente tivemos que estudar a estrutura dos artigos científicos e em seguida analisar dados e estatísticas sobre o assunto abordado, para então começarmos a escrever”.

Sobre a participação no grupo de pesquisa e, especialmente no projeto de elaboração de artigos Letícia afirma que “O Grupo de Pesquisa e este projeto foram de essencial importância para despertar o meu interesse na produção de artigos, além de acrescentarem um amplo conhecimento para a minha formação, em essencial o Grupo de Pesquisa, que incentiva o debate e o pensamento crítico entre os alunos perante os temas expostos no mesmo.”

No mesmo sentido, Jade destaca que “O grupo de pesquisa nos abre portas para pensarmos adiante. Ao debatermos assuntos que nos são propostos, temos que estudar, entender, e quando acontece o debate, nos é apresentados pontos de vista diversos, onde aprendemos expor nosso ponto de vista também, o que nos faz pensar, refletir e entender a real importância de um grupo de pesquisa.”

O Prof. Moacyr avalia que o projeto de elaboração de artigos científicos foi essencial para desenvolver competências e habilidades dos alunos na produção científica. Além de ressaltar a importância da pesquisa, de aprimorar a redação científica e desenvolver argumentos, a publicação de artigos e resumos expandidos é essencial para qualificar o currículo. A integração entre alunos da graduação e do mestrado também se revelou uma experiência enriquecedora para todas as partes. Com os artigos finalizados, além das apresentações nos eventos, os acadêmicos também farão a exposição oral de seus trabalhos no grupo de pesquisa, o que demonstra ser uma atividade completa que se inicia com a leitura e se encerra com a apresentação do trabalho finalizado, divulgando os resultados para todos os estudantes que integram o grupo.

O Prof. Renato Freitas, coordenador do Curso de Direito, ressaltou a importância do projeto, que teve integral apoio da Coordenação, pontuando que a pesquisa científica é fundamental para a graduação em Direito. Para o coordenador os grupos de pesquisa do Direito UniToledo desenvolvem estudos mais aprofundados oportunizando aos acadêmicos complementar as matérias que são ministradas em sala de aula. Também ponderou sobre a importância do debate que ocorre nas reuniões, e práticas pedagógicas como “sala de aula invertida” onde o aluno é o protagonista na exposição dos temas estudados.


Registro da apresentação da acadêmica Beatriz Zanetti


Registros da apresentação do trabalho da acadêmica Jade Cambuí







 

Comentários