Resumo expandido sobre proteção à maternidade fica entre os trabalhos mais bem avaliados do I Congresso CRIM: Gênero, feminismo e violência da UFMG



 A acadêmica Isabela Ingrati Gonzalez (6º semestre B) escreveu o resumo expandido “Mães em cárcere e filhos encarcerados” em coautoria com o Prof. Moacyr Miguel de Oliveira. O trabalho foi aprovado para apresentação no I CONGRESSO CRIM: GÊNERO, FEMINISMO E VIOLÊNCIA da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, recebendo uma das maiores notas entre os trabalhos aprovados no evento (Nota 9,5).

A pesquisa desenvolve uma reflexão sobre a proteção à maternidade no sistema prisional brasileiro, especificamente sobre as violações aos direitos humanos fundamentais da genitora encarcerada e de seus filhos. O resumo expandido foi apresentado no dia 26/08/2021 no GT 4 – Gênero, criminologia e sistema de justiça criminal.

O Prof. Moacyr pondera: “Fiquei muito feliz quando a Isabela me pediu orientação para escrever um trabalho sobre o direito à proteção à maternidade para mulheres presidiárias. Considero sempre muito importante que a universidade reflita sobre graves problemas sociais, ainda mais com questões que envolvem tanto preconceito e até mesmo um certo repúdio de considerável parcela da sociedade. Isabela desenvolveu uma pesquisa interdisciplinar indo além dos livros jurídicos e buscando em obras da literatura a compreensão sobre a realidade e a atmosfera em que estão inseridas essas mulheres e seus filhos. É motivo de muita alegria uma acadêmica do 6º semestre alcançar uma nota tão alta num evento de uma das mais tradicionais universidades do país. Como coautor fico muito orgulhoso do resultado que alcançamos”.

Isabela respondeu à redação:

- Como foi a experiência de elaborar um resumo expandido?

Foi uma experiência incrível, é a primeira vez que participo de um evento de pesquisa o qual farei uma apresentação. Li bastante sobre o tema antes de começar a escrever e adquiri muito conhecimento tanto sobre o assunto quanto na redação do resumo expandido.

 

- Desde quando você integra o grupo de pesquisa e por que considera importante essa participação?

Faço parte do Grupo desde o primeiro ano, em 2019. Sempre me interessei pelos assuntos que são debatidos semanalmente, inclusive, minha ideia para a pesquisa veio durante uma das reuniões, onde o Professor Moacyr indicava livros do Dr. Drauzio Varella (em especial, a obra Prisioneiras) refletindo sobre os graves problemas que enfrentam as penitenciárias femininas. Com isso, despertou-me o interesse em pesquisar mais sobre o assunto, até chegar ao meu tema. Considero o Grupo de Pesquisa essencial para a formação acadêmica, uma vez que ao pesquisar e debater os temas propostos, vamos desenvolvendo uma visão crítica e uma capacidade de reflexão, além de ser o melhor lugar para compartilhar dúvidas e opiniões. É uma oportunidade incrível para conviver com os outros estudantes dos mais variados semestres e adquirir conhecimentos diferentes dos aprendidos em sala de aula. Nos estimula a pesquisar, escrever e publicar pesquisas e participar de eventos, aumentando nosso conhecimento e, trazendo assim, benefícios para a carreira acadêmica e profissional.

 

O Prof. Dr. Renato Freitas, Coordenador do Curso de Direito do UniToledo, parabenizou os pesquisadores pela aprovação do trabalho no evento da UFMG e pela nota obtida. “Parabenizo a Isabela e o Prof. Moacyr pelo desenvolvimento da pesquisa e pelo expressivo resultado alcançado. Além da redação científica, compartilhar a pesquisa de nossos alunos com outros pesquisadores de todo país é sempre uma experiência muito produtiva e gratificante. Além da redação científica, nesses eventos o aluno desenvolve a capacidade de exposição oral do trabalho desenvolvido, ouvindo críticas e outros pontos de vista sobre aquele assunto e aprendendo ainda mais com os debates que são desenvolvidos. Uma acadêmica do 6º semestre já obter uma nota tão alta só confirma a qualidade do trabalho que é desenvolvido em nosso curso e a valorização e incentivo à pesquisa que buscamos proporcionar aos nossos alunos e professores”.

Registro da apresentação no CRIM/UFMG


Comentários

Postagens mais visitadas