ACADÊMICA DO GRUPO DE PESQUISA É CLASSIFICADA ENTRE 0S 15 MELHORES TRABALHOS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITO E RELIGIÃO DA USP – RIBEIRÃO PRETO.

 

A acadêmica Maria Luísa Silva Mercurio, que cursa o 8º Semestre “D”, teve o resumo expandido “Dois pesos e duas medidas? Tolerância com a prática da circuncisão infantil judaica e preconceito com rituais em religiões de matrizes africanas” aprovado no III Seminário Internacional de Direito e Religião da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP – Universidade de São Paulo. O resumo expandido foi escrito em coautoria com o Prof. Moacyr Miguel de Oliveira.

De acordo com as regras do Edital do evento apenas os 15 melhores trabalhos seriam selecionados para apresentação e Maria Luísa apresentou a pesquisa no dia 19 de outubro de 2021.

O trabalho explora como o Poder Judiciário tem enfrentado casos envolvendo questões religiosas como a prática da circuncisão infantil judaica e alguns rituais em religiões de matrizes africanas envolvendo crianças e adolescentes. Na pesquisa pode-se observar que ainda existe um grande preconceito da sociedade com relação as religiões de matrizes africanas, sendo que em alguns casos as mães chegaram a perder a guarda dos filhos – ainda que provisoriamente –, enquanto que o ritual judaico não tem sido objeto de repreensão pelo Poder Judiciário brasileiro.

O processo de pesquisa teve início com a leitura e fichamento de artigos científicos, decisões judiciais e a redação do texto seguiu as normas estabelecidas pelo Edital do Seminário.

Sobre sua participação no evento, Maria Luísa pontua que “A importância de participar desse evento foi imensa! Me apresentei ao lado de mestres do direito e da filosofia, onde aprendi muita coisa. O assunto religioso por si só é bastante polêmico e delicado, então torna-se muito enriquecedora a proposta de se debater o tema em um ambiente tão próspero à razão. Não tenho dúvidas de que será um evento que agregará muito ao meu currículo”.

A acadêmica é pesquisadora do Grupo de Pesquisa desde o primeiro ano da graduação (2018) e atualmente é bolsista do Programa de Iniciação Científica do UniToledo, sob a orientação do Prof. Moacyr.

“Participo do grupo de pesquisa desde 2018, no meu primeiro ano de faculdade, e considero essa uma das escolhas mais felizes que já fiz como acadêmica. As reuniões e debates foram essenciais para o meu crescimento e o incentivo à iniciação científica, de fato, mudou minha vida. Dou totais créditos ao grupo de pesquisa por cada conquista minha.

O programa de Iniciação Científica vem sendo um grande divisor de águas para mim. As produções e apresentações têm me deixado mais segura e confiante para enfrentar desafios cada vez maiores. A importância é ímpar, uma vez que vai trazer um grande diferencial para minha carreira, que ainda está apenas começando. Continuo muito animada e com muita gratidão por ter sido escolhida!” – relatou Maria Luísa à redação.

O Prof. Moacyr pondera: “Recebemos com muita alegria esse resultado tão expressivo. Participar de um evento em uma universidade de excelência como a USP já é motivo de orgulho, mas ser selecionado entre os 15 melhores trabalhos é realmente a comprovação de um intenso trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos pelos alunos e professores em nossa instituição. A Maria Luísa sempre se destacou no grupo de pesquisa pela capacidade de reflexão, pesquisa, redação e, principalmente, nas apresentações. É gratificante acompanhar o progresso intelectual de nossos alunos e o aperfeiçoamento de suas habilidades, e quero parabeniza-la por aceitar o desafio de escrever sobre um tema tão delicado e, em certo ponto, até mesmo polêmico. Quero parabeniza-la, também, pela trajetória acadêmica, haja vista que está no Grupo de Pesquisa desde o primeiro ano e permanece atuante e comprometida com a pesquisa científica ao longo desses quase quatro anos.

 

O Prof. Dr. Renato Freitas, coordenador do Curso de Direito do UniToledo, parabeniza a discente pelo resultado alcançado: “Temos que comemorar muito a conquista de nossos alunos e essa conquista bem demonstra a seriedade e qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido por nossos professores. Além de incentivo aos demais acadêmicos, ficar entre os 15 melhores trabalhos de um evento da USP marca o nome do Direito UniToledo no cenário nacional demonstrando que nossos graduandos estão muito bem preparados para enfrentar qualquer desafio. Parabenizo a Maria Luísa e o Prof. Moacyr por mais um trabalho que engrandece nossa instituição!







Comentários