Acadêmicos do Grupo de Pesquisa "Jurisprudência de Direitos Fundamentais" apresentam trabalhos em eventos científicos de Universidades Públicas (UFMG e UFC)

 



Maria Luísa Mercúrio (6º semestre “D”) e Saulo Capelari Junior (8º semestre “A”), acadêmicos do Curso de Direito que integram o Grupo de Pesquisa Jurisprudência de Direitos Fundamentais foram aprovados para a apresentação de trabalhos em eventos científicos de universidades públicas. Os resumos expandidos foram escritos em coautoria com o Prof. Moacyr Miguel de Oliveira, coordenador do Grupo de Pesquisa.

Maria Luísa apresentou o resumo expandido “VIOLÊNCIA PSÍQUICA CONTRA CRIANÇA EM CASO DE ALIENAÇÃO PARENTAL E A POSSIBILIDADE DE RESPONSABILIDADE CIVIL DO ALIENADOR” no Seminário Internacional “31 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU” promovido pela UFC – Universidade Federal do Ceará.

Saulo apresentou o resumo expandido “O PROJETO VICTOR E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL COMO CORTE INTELIGENTE: O ACESSO À JUSTIÇA NA ERA DIGITAL” no XI Congresso RECAJ – UFMG promovido pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

Sobre o processo de pesquisa e redação do resumo expandido, Maria Luísa relata que “Primeiramente, uma sensação de desafio muito grande. Tirar um tempo para realmente se aprofundar em um tema em específico, além da leitura de artigos científicos de revistas científicas “de ponta”, te tira totalmente da zona de conforto. Mas é inegável o crescimento intelectual e pessoal que essa prática traz. Depois de pronto, as sensações de realização e orgulho são indescritíveis. Todo o trabalho e dedicação valem, sim, a pena”.

Saulo, também pontua que “Escrever um resumo expandido pode parecer uma tarefa fácil em um primeiro momento, todavia, compactar nossas ideias em um número reduzido de laudas é algo desafiador. Porém, com as devidas orientações, foi possível lograrmos êxito e conquistar essa aprovação em um evento dessa magnitude. De fato eu pude crescer e aprimorar minhas habilidades de pesquisa científica.”

O Prof. Moacyr afirma que “a redação de um resumo expandido exige uma profunda pesquisa e capacidade de síntese na argumentação. Em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19) os eventos foram realizados on line, o que possibilitou que nossos acadêmicos apresentassem trabalhos remotamente em Universidades Federais em outros estados. O intercâmbio de ideias e o contato com pesquisadores de todos os níveis (graduação, mestrado e doutorado) de outras regiões do Brasil é muito enriquecedor e a exigência de apresentação oral da pesquisa exige o desenvolvimento de habilidades como a oratória. Os acadêmicos ainda assistiram a apresentação de outros trabalhos sobre os temas centrais dos eventos, e ouviram considerações dos Professores e demais participantes. Fiquei muito feliz com o desempenho de nossos alunos que produziram resumos expandidos de alto nível e bem representaram o UniToledo em universidades de altíssima qualidade”.

Sobre a participação no Grupo de Pesquisa, Saulo afirma que “O Grupo de Pesquisa foi responsável por me mostrar um mundo desafiador e ao mesmo tempo satisfatório, pois a pesquisa científica nos faz pensar, estudar e valorizar o conhecimento produzido na academia. Acredito veemente que a pesquisa científica como parte indissociável do processo de aprendizagem possui um poder de transformação imensurável. Continuemos, a pesquisa deve ser constante.”

Maria Luísa também pondera que “O grupo de pesquisa foi o responsável por abrir minha mente em relação à diversas questões as quais já possuía opiniões preconcebidas. Ao trazer para o debate diversos julgados de tribunais superiores, além de traçar um perfeito paralelo com as aulas teóricas, também nos faz refletir sobre questões morais, éticas e por vezes filosóficas. É de gigantesca importância para o crescimento acadêmico, mas também dá uma incrível bagagem para a vida, num aspecto geral”.

Ambos os trabalhos são resultado do projeto “Elaboração de artigos científicos” que contou com o apoio e incentivo da Coordenação do Curso de Direito.

Sobre a participação dos acadêmicos em eventos de universidades públicas o Prof. Renato Freitas, Coordenador do Curso de Direito do UniToledo, ressalta que “é uma imensa satisfação presenciar a evolução e progresso de nossos alunos através da pesquisa científica. É realmente gratificante contar com acadêmicos que vão além do estudo em sala de aula, buscando se aprofundar no estudo do Direito e desenvolverem pesquisas em temas tão relevantes”.

O projeto de férias “Elaboração de artigos científicos” foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Jurisprudência de Direitos Fundamentais”, liderada pelo Prof. Moacyr Miguel de Oliveira com apoio da Coordenação do Curso de Direito do UniToledo. Ocorreu no mês de julho de 2020, tendo por propósito ensinar o passo-a-passo para a elaboração de um artigo científico. O principal objetivo foi difundir a importância da produção científica na graduação e transmitir os conhecimentos necessários das normas técnicas e estrutura de um artigo científico.










Comentários