Grupo de Pesquisa estudou a ADPF 635, STF sobre a proibição de operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro em tempos de pandemia


No dia 12 de setembro de 2020 o Grupo de Pesquisa Jurisprudência de Direitos Fundamentais estudou a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADPF 635, popularmente conhecida como "proibição de operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro em tempos de pandemia de coronavírus". 

A reunião foi liderada pelo acadêmico Thiago Santos, 10º semestre "E" e contou com amplo debate pelos alunos que compareceram a reunião através do Google Meet.

Foram discutidos temas como a necessidade de políticas públicas de saúde, segurança e educação para as comunidades, bem como para os policiais. Os alunos debateram a complexidade do enfrentamento ao tráfico de drogas e a necessidade de inclusão social das pessoas que vivem marginalizadas. 

Também foi analisado o papel do Poder Judiciário frente a pandemia do coronavírus (COVID-19) e os alunos dialogaram sobre os fenômenos do ativismo judicial e da judicialização. 

A próxima reunião será no dia 19 de setembro de 2020, as 10h, através do Google Meet, e o precedente judicial analisado será a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no julgamento do Caso Favela Nova Brasilândia vs. Brasil, reunião que será liderada pela acadêmica Kamilla Zogbi.

A gravação da reunião pode ser acessada neste link:





Comentários